Avião decolando

Informações para comprar sua passagem aérea internacional

Historicamente, passagens aéreas internacionais só de ida custam praticamente o preço do bilhete de ida e volta, chegando a ser muitas vezes até mais caras, ou seja, é enorme a diferença paga para o mesmo voo, com o mesmo destino, no mesmo horário e classe. Paga-se por um serviço que você não vai usufruir.

Os viajantes bem informados são beneficiados ao buscar seus voos nos sites de reserva de passagens. Consegue-se bons preços para bilhetes só de ida ou volta. Quem viaja de avião precisa conhecer alguns truques para se conseguir bons preços de passagens.

Se o viajante não tem uma data pré-determinada, não quer se preocupar com o dia da volta e não quer mesmo comprar o bilhete de retorno, existem maneiras de adquirir passagens aéreas internacionais só de ida, pagando somente o preço de um trecho.

Posso comprar uma passagem aérea só de ida?


Sim, desde que você tenha a documentação adequada para entrar no país sem precisar de uma passagem de volta. De maneira geral, você terá que ser cidadão do país de destino ou ter um visto de permanência longo.

Se você vai entrar no país como estudante, como turista ou a trabalho, verifique a necessidade da passagem de retorno, pois podem querer conferi-la na imigração.

Por que as passagens só de ida são tão caras?


 Essas passagens geralmente são compradas por viajantes de negócios que costumam combinar trechos, retornando ao local de origem a partir de outro país. Além disso, o departamento de viagens corporativas da empresa desse viajante paga o preço total das tarifas. Os viajantes de negócios são flexíveis no preço, mas não em datas. Também não é interesse das companhias aéreas que os viajantes comprem o voo só de ida, pois isso atrapalha seu cronograma.

Como comprar uma passagem só de ida


Compre passagens para outros países pela Condor

A Condor é uma companhia aérea que oferece normalmente passagens internacionais só de ida ou volta.

 Promoções

As companhias aéreas fazem promoções dessas passagens e o negócio então é aproveitá-las.

Opção por milhas ou pontos de relacionamento

Comprar a passagem com as milhas ou pontos de relacionamento das companhias aéreas é uma boa, pois o custo das passagens só de ida é compatível com o da passagem de ida e volta, ou seja, para ir você gasta a metade de pontos da ida e volta.

Jogando fora o trecho não usado

Quando nos deparamos com um voo de $2500 só de ida comparado a um de $800 para ir e voltar na mesma companhia, data, hora e portão, o sentimento é de estar sendo explorado. Afinal, estaremos pagando mais de três vezes o preço pela metade do serviço.

“Então vou comprar a passagem de ida e volta e esquecer o segundo voo”. As empresas sabem que isso acontece e muitas delas colocam uma cláusula restritiva em seus termos e condições que proíbe essa prática. Por exemplo, pode-se ler no site da empresa Delta Airlines que não é permitido o uso de bilhetes comprados com desconto para viagens de ida e volta em viagens só de ida. Como punição, a empresa ameaça confiscar tíquetes não usados, recusar o embarque e até mesmo cobrar ainda mais caro pelo voo só de ida.

Os executivos das companhias aéreas evitam comentar sobre essa prática. Enquanto isso, a maioria dos viajantes nem sabe dessa proibição, e quando sabe, a pratica sem ver problema. A companhia aérea provavelmente não vai ficar sabendo. Agentes de viagem preferem não correr o risco, pois as companhias aéreas podem se recusar a entregar passagens a agentes que ajudam clientes a reservar bilhetes com esse objetivo.

Quanto a trocar ou remarcar o trecho que não será usado, caso você saiba que vai voltar em até 1 ano, pode compensar. Os preços comuns são para a volta após um período de tempo limitado, que pode ser de alguns meses e não costuma passar de 1 ano da data de partida.

Caso pense em transferir sua passagem para outra pessoa, saiba que o bilhete aéreo é um contrato pessoal e intransferível. Nesse caso, uma opção, dependendo se as condições do contrato do bilhete permitirem, pode-se pagar as taxas de cancelamento, pedir o reembolso e aí sim, com esse dinheiro, comprar uma passagem para outra pessoa. Observe bem os itens do contrato para saber se é possível e se vale a pena.

Conhecendo as companhias que oferecem esse serviço

Algumas companhias aéreas oferecem normalmente as passagens só de ida, mas elas não aparecem nas buscas dos sites conhecidos. Leia sobre esse assunto a seguir.

Como conseguir uma passagem só de ida ou volta (de ou para) a Europa

É possível comprar essa passagem sem pagar o preço de dois trechos através do site da Condor, que é uma companhia aérea alemã ligada à Lufthansa. As passagens dessa empresa com os melhores preços não aparecem nos sites de busca de passagens como Expedia, Edreams, Decolar, Rumbo, Submarino Viagens, nem são de uso comum da maioria dos agentes de viagem.

mapa da europa com destaque para frankfurt

Frankfurt, Alemanha é o principal ponto de conexão de voos diretos que partem e chegam a outros países e continentes. A partir daí oferece conexões a outras cidades e países destinos da Condor e parcerias. Alemanha, Argentina, Áustria, BarbadosBélgica, BolíviaBósnia-HerzegovinaBrasil, BulgáriaCanadá, Chipre, Colômbia, Costa RicaCroáciaCuba, DinamarcaEgito, El SalvadorEmirados Árabes Unidos, EquadorEspanha (incluindo Ilhas Canárias e Baleares), Estados Unidos (incluindo Havaí e Alasca), FrançaGâmbiaGrécia, GuatemalaHolanda, HondurasHungria, ÍndiaItália, Inglaterra, JamaicaLuxemburgoMaldivas, Marrocos, MaurícioMéxico, NicaráguaNoruega, Panamá, PeruPortugal (inclui Madeira), Polônia, Quênia, República Checa, República DominicanaRomêniaRússia, SeichelesSérviaSri Lanka, SuéciaSuíça, TailândiaTanzânia, Trinidad e TobagoTunísiaTurquia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela fazem parte da lista de países atendidos, inclusive com voos diretos.

Convém comparar o preço da passagem de onde você está até a cidade de onde partem os voos diretos para Frankfurt. Caso sua partida seja de Frankfurt, o mesmo se aplica de maneira inversa, ou seja, veja qual o aeroporto de destino direto do voo da Condor e verifique alternativas para chegar ao seu destino final. Pesquisando, é possível pagar menos ao se comprar em separado essas passagens, mas muitas vezes vale a pena voar com as parcerias mesmo.

Lembre-se que são dois os principais aeroportos de Frankfurt: o Frankfurt am Main (FRA), que trabalha com voos da Europa e de outros continentes e é onde opera a Condor, e o Frankfurt-Hahn (HHN), que é preferido pelas companhias aéreas de baixo custo. A distância entre os dois é de 110 km e há serviço de ônibus regular entre os dois. A cidade de Frankfurt fica a 12 km do primeiro e a 124 km do segundo.

Aeroportos com voos da Condor. Algumas rotas estão disponíveis apenas em alguns períodos do ano

Adana

Agadir

Amsterdam

Ancara

Anchorage

Antalya

Antigua

Aracaju

Banjul

Barbados

Barcelona

Basiléia

Belgrado

Belo Horizonte

Belém

Berlim-Schönefeld

Berlim-Tegel

Bethel

Bilbao

Billings

Bodrum

Bogotá

Boise

Brasília

Bremen

Breslau

Bruxelas

Bucareste/Otopeni

Budapeste

Buenos Aires

Burbank

Burgas

Calgary

Campinas

Campo Grande

Cancun

Caracas

Cartagena

Chania

Cidade da Guatemala

Cidade do México

Colombo

Colônia/Bona

Copenhague

Corfu

Cracóvia

Cuiabá

Curitiba

Córdova

Cós

Dalaman

Djerba

Dortmund

Dresden

Dubai

Dusseldorf

Edmonton

Eindhoven

Elazig

Esmirna

Estugarda

Eugene

Fairbanks

Florianópolis

Fort Lauderdale

Fortaleza

Frankfurt/Main

Fresno

Friedrichshafen

Fuertaventura

Funchal (Madeira)

Gaziantep

Gdansk

Genf

Goa

Goiânia

Gran Canaria

Graz

Guadalajara

Guaiaquil

Halifax

Hamburgo

Hanover

Havana

Holguin

Honolulu

Hurghada

Ibiza

Ilhas Maurício

Imperatriz

Innsbruck

Iráklio

Istanbul/Sabiha Goekcen

Jerez de la Frontera

Juneau

Kalispell

Karlsruhe/Baden-Baden

Kayseri

Kelowna

Kiev

Kodiak

La Romana

Lanzarote

Larnaca

Las Vegas

Lima

Linz

Lipsia/Halle

Lisboa

Londres Heathrow

Los Angeles

Luxemburgo

Maceió

Madrid

Maiorca

Málaga

Malatya

Male/Maldivas

Manaus

Manchester

Manágua

Maracaibo

Marsa Alam

Marselha

Medford

Memmingen

Milão/Malpensa

Mombasa

Montego Bay (Jamaica)

Montevideo

Moscou/Domodedovo

Moscou/Sheremetyevo

Muenster/Osnabrueck

Munique

Nairobi

Natal

Navegantes

Nizza

Nome

Nuremberg

Oakland

Oslo

Paderborn/Lippstadt

Panamá

Paris/Charles de Gaulle

Phuket

Portland

Porto Alegre

Porto

Porto Velho

Posen

Praga

Puerto Plata

Punta Cana

Quilimanjaro

Quito

Recife

Redmond

Reno

Rhodes

Rio Branco

Rio de Janeiro

Roma/Fiumicino

Rostock-Laage

Rzeszów/Jasionka

Sacramento

Salvador da Bahia

Salzburgo

Samsun

San Diego

San Jose (Costa Rica)

San Jose (USA)

San Juan (Puerto Rico)

San Pedro Sula

Sansibar

Santa Lúcia

Santiago, Chile

Santo André (Colômbia)

Santo Domingo

Santorin

São Paulo

Sarajevo

Sarrebruck

Seattle

Seychelles

Sharm el Sheikh

Split

Spokane

Sta. Cruz de la Palma

Sta. Cruz de la Sierra/Vi

Stockholm/Arlanda

São Francisco

São Luís

São Petersburgo

São Salvador

Tegucigalpa

Tenerifa Sul

Tobago

Trebizonda

Turin

Uberlândia

Valencia (Venezuela)

Vancouver

Varadero

Varsóvia

Veneza

Victoria

Vitória

Whitehorse

Viena

Zagreb

Zurique

 

Leia em breve:

Passagem aérea internacional só de ida ou volta – África

Passagem aérea internacional só de ida ou volta – Américas

Passagem aérea internacional só de ida ou volta – Ásia

Passagem aérea internacional só de ida ou volta – Oceania

Também:

NOVO Passagens aéreas dentro da Argentina

Passagens aéreas baratas dentro do Brasil

Passagens aéreas baratas dentro dos Estados Unidos

Passagens aéreas baratas dentro da Europa

E muito mais +++

Referências