bandeira uruguaia

URUGUAI

Nome oficial: República Oriental do Uruguai (República Oriental del Uruguay)

Capital: Montevidéu

Localização: América do Sul

Data de adoção: 12 de julho de 1830 (A bandeira foi aprovada por lei em 16 de dezembro de 1828 e tinha dezessete faixas até que uma nova lei reduziu esse número para nove).

 

Significado


As nove listras horizontais na bandeira representam os nove departamentos que originaram o Uruguai.

Quanto ao significado das cores, devido à inspiração francesa, elas expressam os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

O Sol de Maio é uma representação do deus do sol inca, chamado Inti. Sua denominação faz referência à Revolução de Maio, ocorrida na semana de 18 a 25 de maio de 1810, que marcou o início do processo de independência da Espanha dos países que na época formavam o Vice-Reino do Rio da Prata, que continha territórios da Argentina, Bolívia, parte do sul do Brasil, parte norte do Chile, Paraguai, partes do sul do Peru e todo o Uruguai, assim como as Ilhas Malvinas (reclamadas pela Argentina).

bandeira uruguaia em colonia del sacramento

Bandeira do Uruguai vista do Rio da Prata em Colônia do Sacramento, a cidade mais antiga do país. Foto: marianodelgadog

 

Curiosidades


 

Bandeira de Artigas - homenagem ao herói nacional José Gervasio Artigas.

• A disposição dos elementos foi inspirada na bandeira dos Estados Unidos. Nesta, as treze listras vermelhas e brancas distribuidas de forma alternada representavam as treze colônias británicas que proclamaram sua independencia em 1776, enquanto as listras do Uruguai representam os primeiros nove departamentos do país.

• Manuel Belgrano, participante da Revolução de Maio e criador da Bandeira Argentina, que também apresenta o Sol de Maio, havia proposto como cor das listras um azul próximo ao turquesa, por ser uma das cores da Casa de Bourbon (dinastia real da França e Europa). Porém, como na época era muito difícil encontrar panos nessa cor, optou-se por utilizar provisoriamente a cor azul ou a cor celeste.

 

Bandeira dos Trinta e Três Orientais - homenagem ao movimento para libertação do território uruguaio do domínio do Império do Brasil.

• De acordo com a vexilologia, a bandeira uruguaia se encaixa em um dos formatos padrão, com um símbolo no canto superior esquerdo do mastro. Nos países anglo-saxões, este espaço geralmente recebe o brasão de armas do Estado ou símbolos políticos ou religiosos. Em bandeiras de outros países liga o Estado com a sua antiga metrópole, como nas bandeiras de Taiwan, Libéria, Malásia, Togo e países da Commonwealth. No caso do Uruguai, o Sol de Maio simboliza a ligação com as Províncias Unidas do Rio da Prata, nome adotado pelas antigas províncias do Vice-Reino espanhol do Rio da Prata após a independência.

 

• O Uruguai é um dos poucos países no mundo (se não o único) que possui três bandeiras como símbolo. As três bandeiras são hasteadas conjuntamente em festas nacionais, permanecendo alinhadas durante todo o dia. Nas escolas são escolhidos três alunos e se responsabiliza uma bandeira a cada um: a Nacional, a Bandeira de Artigas e a Bandeira dos Trinta e Três Orientais.

• A bandeira do Uruguai também está relacionada às bandeiras de ArgentinaParaguai, pois seus territórios faziam parte do Vice-Reino do Rio da Prata e se tornaram independentes em época e condições semelhantes.

Desenho


A bandeira nacional do Uruguai, chamada Pabellón Nacional foi desenhada por Joaquín Suárez, primeiro chefe-de-estado do país.

Tem um campo de nove listras horizontais iguais alternando branco e azul. A primeira e a última listra são brancas.

O canto superior esquerdo é branco, preenchido pelo Sol de Maio, com cara e cor de ouro, de onde se estendem dezesseis raios, alternados entre triangulares e ondulados.

Cada raio ondulado é dividido por uma linha ondulada central, da mesma forma que cada raio reto é dividido por uma linha reta.

Dimensões


Proporção: 3:2

O espaço que contém o sol consiste de um quadrado que chega até a sexta listra, que tem cor azul.

O diâmetro externo do sol uruguaio é de 11/15 do tamanho do quadrado onde está inserido.

Referências: