Bandeira do México

 

Imagem da Bandeira do México
MÉXICO

 

Nome oficial: Estados Unidos Mexicanos

Capital: Cidade do México

Localização: América do Norte

Data de adoção: 16 de setembro 1968

Proporção: 4:7

A Bandeira do México é o maior símbolo de representação dos mexicanos no mundo. É uma tricolor vertical com as cores verde, branco e vermelho e o brasão nacional do México presente no centro da faixa central.

O significado das cores mudou com o tempo, mas apesar disso, elas são as mesmas três cores adotadas pelo México logo após a conquista da independência.

Bandeira do México Gigante hasteada
Bandeira gigante sendo hasteada na Praça da Constituição, Cidade do México.

As cores procedem do estandarte do Exército das Três Garantias (1821-1823), responsável pela independência do país. Em sua origem, elas têm os seguintes significados:

  • Verde: Independência (da Espanha)
  • Branco: Religião (catolicismo)
  • Vermelho: União (entre europeus e americanos)

Mais tarde, os significados das cores foram modificados após a secularização do país, passando a ser os seguintes, os quais são atribuídos à bandeira até os dias atuais:

  • Verde: Esperança
  • Branco: Unidade
  • Vermelho: Sangue dos heróis nacionais

O brasão de armas apresenta uma águia segurando uma serpente entre as suas garras. Esta encontra-se pousada num cacto que está em uma rocha que se ergue no meio de um lago. O desenho é inspirado na lenda sobre a fundação Tenochtitlan, a capital asteca que mais tarde se tornou a Cidade do México.

A Bandeira do México é semelhante à da Itália. Você pode ver uma animação comparando as duas na página sobre a Bandeira da Itália.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *