Bandeira da União Europeia

Bandeira da Europa
UNIÃO EUROPEIA / EUROPA

 

Nome oficial: União Europeia

Localização: Sua sede fica em Bruxelas, Bélgica

Data de adoção: 8 de dezembro de 1955

Proporção: 2:3

Significado da Bandeira

Apesar de a bandeira estar normalmente associada à União Europeia (UE), foi inicialmente usada pelo Conselho da Europa, e pensada para representar a Europa como um todo. Foi desenhada em 1955 por Arsène Heitz, um pintor de Estrasburgo, na França.

Sobre um fundo de céu azul, doze estrelas formam um círculo, sinal da união dos povos da Europa. As estrelas são invariavelmente doze, símbolo de perfeição e unidade.

É, portanto, o símbolo da união dos Estados europeus, sendo usada pela União Europeia e pelo Conselho da Europa (que é uma organização política independente da União).

Carteira de Motorista da Irlanda
Carteira de Motorista da Irlanda.

A insígnia foi adotada pelos Chefes de Estado e Governo da União Europeia como emblema oficial das Comunidades Europeias. Todas as instituições europeias a utilizam desde 1986. A bandeira não muda com as ampliações da União Europeia.

A bandeira aparece em todas as notas de euro. As moedas, apesar de não apresentarem a bandeira em si, mostram o círculo de doze estrelas tanto na frente quanto no verso. Ela é usada também em placas dos automóveis, carteiras de motorista e em muitos outros documentos europeus.

Utilização mais ampla

A bandeira se converteu em um símbolo do europeísmo fora da própria União Europeia. Por exemplo, na Geórgia, que ainda não pertence à União, a bandeira pode ser encontrada na maioria dos prédios do governo desde a chegada ao poder Mijaíl Saakashvili, que inclusive a utilizou durante sua tomada de posse.

A Bandeira da Bósnia e Herzegovina foi inspirada pela participação europeia no país e nas próprias aspirações deste país.

Da mesma forma, a Bandeira do Kosovo usa as cores azul e amarelo em sua insígnia, assim como estrelas em referência à bandeira europeia, simbolizando suas ambições .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *