Bandeira da Polinésia Francesa

Bandeira da Polinésia Francesa
POLINÉSIA FRANCESA

Nome oficial: Polinésia Francesa

Polynésie française (francês)

Pōrīnetia Farāni (taitiano)

Capital: Papeete

Localização: Oceano Pacífico Sul

Data de adoção: 4 de dezembro de 1984

Proporção: 2:3

Significado


Homem fazendo canoa de madeira
Homem entalha canoa de madeira na Polinésia.

A Bandeira da Polinésia Francesa apresenta um brasão, que demonstra o apego do território aos valores ancestrais e serve como um guia para o presente e para o futuro. O brasão consiste de um círculo, com uma canoa polinésia típica, chamada de piroga. A canoa navega sobre ondas azuis, que representam a abundância. Atrás da canoa, aparecem dez raios de sol dourados, que representam a vida. Sobre a canoa estão os tripulantes, cinco figuras humanas, que representam os povos dos cinco arquipélagos da Polinésia Francesa. O branco e o vermelho são cores tradicionais da Polinésia, derivadas da antiga bandeira do Reino do Taiti.

A canoa, além de ser o meio de transporte e comunicação oficial entre as ilhas, é um símbolo do passado, quando era usada em cerimônias e conquistas no período sagrado dos reis e grandes chefes, e teve um papel importante nas longas migrações e na vida dos polinésios, povos do mar.

Hoje, a sociedade polinésia é muitas vezes comparada a esta canoa: o emblema democrático traduz a escolha de uma organização social, baseada nas virtudes de coragem, auto-sacrifício e solidariedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *