Bandeira da Malásia

Bandeira da Malásia
MALÁSIA

Nome oficial: Malásia (somente)

Malaysia (malaio e inglês)

Capital: Kuala Lumpur

Localização: Sudeste Asiático

Data de adoção: 16 de setembro de 1963

Proporção: 1:2

História e Significado


Bandeira da Malásia em Kuala Lumpur
Na capital da Malásia, Kuala Lumpur, encontra-se um dos mais altos mastros de bandeira do mundo (100 metros).

Em 1947, o governo da Malásia convocou um concurso de desenho para escolher uma nova bandeira no qual foram inscritas 373 imagens. Destas, três bandeiras foram levadas a público para a votação. Os votos foram enviados por via postal ao jornal local Malay Mail, organizador da enquete pública e desenho escolhido foi o de Mohamed Hamzah, um arquiteto de 29 anos, que trabalhava no Departamento de Obras Públicas.  Ele participou na competição do desenho da bandeira malaia com dois projetos que ele concluiu no prazo de duas semanas.

A Bandeira da Malásia foi aprovada pela primeira vez em 1950, pelo rei britânico George VI, durante o domínio britânico sobre o país. Com a independência em 1957, ela passou ser usada no lugar da Bandeira do Reino Unido.

A bandeira atual é uma adaptação do desenho original de Hamzah. O desenho foi modificado para refletir e honrar os novos estados da federação. O número de pontas da estrela e das faixas foram alteradas de 11 para 14, para representar o novo número de estados presentes na formação da Malásia, em 1963.

As 14 faixas representam os 13 estados da Malásia e o governo federal, enquanto a estrela de 14 pontas representa a união entre estas entidades. O campo azul representa a unidade do povo malaio. O amarelo presente na lua e na estrela é a cor da família real. A lua crescente é um símbolo tradicional do Islã. 

Em 1997, os malaios foram convidados pelo primeiro-ministro a escolher o nome da bandeira. Foi escolhido o nome Jalur Gemilang (listras gloriosas, em malaio) para projetar o crescimento contínuo do país em direção ao sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *