Bandeira da Bósnia e Herzegovina

Bandeira da Bósnia e Herzegovina
BÓSNIA E HERZEGOVINA

Nome oficial: Bósnia e Herzegovina

Bosna i Hercegovina (o mesmo em bósnio, croata e sérvio)
Боснa и Херцеговинa (alfabeto cirílico sérvio)

Capital: Sarajevo

Localização: Sudeste da Europa

Data de adoção: 4 de fevereiro de 1998

Proporção: 1:2

Os elementos da Bandeira da Bósnia e Herzegovina são:

– Triângulo isósceles, cujas pontas representam a teoria trinacional da Bósnia, onde convivem os povos croatas, bosníacos e sérvios. O triângulo também pode representar o território do país no mapa, que tem o formato de um triângulo.

– Estrelas, que representam a Europa e têm supostamente um número infinito e, por isso, prolongam-se além da bandeira.

Bandeiras da Bósnia carregadas por pessoasAs cores da bandeira, branco, azul e amarelo, são frequentemente associadas com neutralidade e paz. Também são cores tradicionalmente associadas à Bósnia. Também se diz que as cores amarelo e azul teriam sido tomadas da Bandeira da Europa, uma vez que o Conselho da Europa detém a bandeira.

A Bósnia e Herzegovina tornou-se independente em 1992↓, após a dissolução da Iugoslávia (bandeiras da ex-Iugoslávia), e adotou uma bandeira que não foi bem aceita pela população de etnia sérvia. Em 1998, ela foi substituída pelo desenho atual, eleito pelo Alto Comissionado das Nações Unidas, já que o parlamento bósnio não foi capaz de encontrar uma solução aceitável por todas as partes. Esta bandeira foi selecionada por não conter nenhuma referência histórica ou de outro tipo ao Estado bósnio.

→Após ser proclamada a independência do país, eclodiu uma guerra civil, resultando num genocídio que causou a morte de 200 mil pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *