Alfabetos Abugidas: sistemas de escrita com vogal inerente

Este mapa de transliteração é usado para converter de inglês para o alfabeto de caracteres devanágari, baseando-se em tradução fonética. Embora não haja nenhuma língua nacional na Índia, o hindi com escrita devanágari e o inglês são suas línguas oficiais.

Um abugida é um sistema de escrita alfabético cujos símbolos básicos denotam consoantes com uma vogal inerente e onde modificações consistentes do símbolo básico indicam outras vogais além da inerente. As consoantes compõem os símbolos com a vogal inerente e os símbolos da nova vogal são marcações adicionadas ao símbolo de base.

Assim, em um abugida não há um sinal para “k”, sem vogal; ao invés disso, existe um sinal para “ka” (se “a” é a vogal inerente), e “ke” é escrito modificando-se o sinal “ka” de maneira que seja consistente com a maneira de modificar “la” para se obter “le”. Em muitos abugidas a modificação é a adição de um sinal de vogal, mas outras possibilidades são imagináveis e usadas​, como a rotação do sinal básico, adição de sinais especiais e assim por diante.

O contraste com os sistemas silábicos “de verdade” é que estes últimos têm um símbolo distinto para cada sílaba possível e os sinais para cada sílaba não têm qualquer semelhança gráfica sistemática. A semelhança gráfica entre a maioria dos abugidas vem do fato de que eles são derivados de abjads. Com o abugida é possível escrever mais palavras com menos letras, sem que isso dê prejuízo à fonética.

O nome abugida foi emprestado de línguas da Etiópia como termo lingüístico por Peter T. Daniels e é derivado dos quatro primeiros caracteres de uma ordem da escrita Ge’ez. No entanto, o maior grupo de abugidas é a família brahmica de escritas, que inclui quase todas as escritas usadas ​​na Índia e no Sudeste Asiático.

Exemplo de sistemas com símbolos latinos:

Fonético: Feto Fato Foto  
Abjad: Ft Ft Ft Note que não saberemos se se trata da palavra feto, fato ou foto.
Abugida: Fet Ft Fot No exemplo, o F já possui a letra a grudada a ele, enquanto o T possui a letra o.

 

Continue a ler  sobre sistemas de escrita:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *