A maioria dos sistemas de escrita não é puramente de um tipo. O sistema de escrita português, por exemplo, inclui números e logogramas, como #, $ e &. Como mencionado nos artigos anteriores, todos os sistemas logográficos têm também componentes fonéticos, como o chinês (logo-silábico) ou o abjad egípcio (logo-consonantal).
Algumas escritas, no entanto, são verdadeiramente mistas. Na antiga escrita cuneiforme persa, de 23 consoantes – incluindo a consoante nula – sete eram totalmente silábicas, treze eram puramente alfabéticas, e para as outras três, havia uma letra para o / Cu / e outra para / Ca / e / Ci /. No entanto, todas as vogais foram escritas independentemente. Como nos abugidas brahmicos, a letra / Ca / foi utilizada para uma consoante nula.
O zhuyin ou bopomofo, uma escrita fonética do chinês amplamente utilizada em Taiwan, é um semi-silabário que divide sílabas em duas ou três ordens. Porém, ao invés de consoantes e vogais, elas são divididas em inicial e final (rima), com a inclusão de sinais para os diferentes tons. Outras escritas são intermediárias, posicionando-se entre as categorias de alfabeto, abjad e abugida. Portanto, pode haver desacordo sobre como elas devem ser classificadas.
Japonês
O sistema de escrita japonês moderno usa três escritas principais:
– Kanji – ideogramas de caracteres chineses;
– Kana – dois silabários, constituído por:
.Hiragana – usado para palavras japonesas nativas;
.Katakana – usado para estrangeirismos, onomatopéia e às vezes para substituir o kanji ou o hiragana para destaques no texto.
Também são usados numerais arábicos e chineses e em menor escala, a escrita japonesa utiliza o alfabeto latino – exemplos incluem abreviações como “CD” e “DVD” – e ocasionalmente o hentaigana (variantes históricas do kana).
O japonês latinizado, chamado romaji, é freqüentemente usado por estudantes estrangeiros da língua, que ainda não dominam as três escritas principais, e por falantes nativos para entrada de textos no computador.
Continue a ler sobre sistemas de escrita:
- Sistemas de Escrita – Registro Visual e Permanente da Língua
- Sistemas de Escrita Logográficos (ex. hanzi chinês)
- Sistemas Silábicos de Escrita (ex. cherokee americano)
- Sistemas de Escrita Segmentais : Alfabetos (ex. grego, latino e cirílico)
- Abjads: sistemas de escrita com consoantes (ex. arábico e hebraico)
- Abugidas: sistemas de escrita com vogal inerente (ex. devanágari indiano e tailandês)
- Sistemas de Escrita Segmentais : Alfabetos (ex. grego, latino e cirílico)
- Sistemas de Escrita Trácicos (ex. hangul coreano)
- Sistemas de Escrita Mistos (ex. japonês)
- Classificação Gráfica de Sistemas de Escrita – Linearidade e Direcionalidade
- Sistemas de Escrita em Computadores (ex. Unicode)
- Referências