Um sistema de escrita, ou simplesmente a escrita, é um tipo de comunicação por elementos ou símbolos usado para registrar visualmente uma língua falada, com o propósito de comunicação.
Toda comunidade humana possui linguagem, que se pode considerar uma condição inata na definição da humanidade. O desenvolvimento de sistemas de escrita, e o processo pelo qual eles têm suplantado os sistemas tradicionais de comunicação oral tem sido esporádica, lenta e desigual. Sistemas de escrita e a língua falada estão em constante mudança. Frequentemente expressões que não são mais usadas na língua falada, estão presentes na escrita. A grande vantagem da escrita é a sua capacidade de manter um registro permanente da informação expressa em uma linguagem, que pode ser recuperada independentemente do ato inicial de formulação. Assim, maior quantidade de conhecimento pode ser passado de geração a geração sem sofrer alterações.
A invenção dos primeiros sistemas de escrita tem início na Idade do Bronze, por volta de 4000 anos aC na Mesopotâmia. Foi a escrita cuneiforme suméria: com um estilete feito de cana eram gravados traços em tabuletas de argila. Esta e os hieróglifos egípcios são considerados os primeiros sistemas de escrita, ambos emergindo de seus sistemas de símbolos ancestrais proto-alfabetizados, com os primeiros textos coerentes aparecendo cerca do ano 2600 aC. Inicialmente a escrita representava formas do mundo com pictogramas, mas por praticidade as formas foram se tornando mais simples e abstratas.
A escrita suméria é geralmente aceita como uma invenção independente. No entanto, é discutível se a escrita egípcia teria se desenvolvido de forma completamente independente da suméria, ou se foi um caso de difusão cultural. Debate semelhante existe também sobre a escrita chinesa, que se desenvolveu em torno de 1200 aC. Acredita-se que os sistemas de escrita pré-colombianos (incluindo, entre outros, os olmecas e os maias) tiveram origens independentes.
Várias abordagens são usadas para classificar os sistemas de escrita. A divisão a seguir foi feita usando quatro categorias principais: logográfica, silábica, trácica e mista. Todas elas podem ser encontradas em qualquer sistema de escrita em proporções variáveis.
Sistemas de escrita em uso no mundo:
██ Alfabeto latino
██ Alfabeto cirílico
██ Hangul – trácico
██ Alfabeto arábico – abjad
██ Outros abjads
██ Devanagari – abugida
██ Outros abugidas
██ Silabários
██ Caracteres chineses – logográfico
██ Outros alfabetos
Continue a ler sobre sistemas de escrita:
- Sistemas de Escrita – Registro Visual e Permanente da Língua
- Sistemas de Escrita Logográficos (ex. hanzi chinês)
- Sistemas Silábicos de Escrita (ex. cherokee americano)
- Sistemas de Escrita Segmentais : Alfabetos (ex. grego, latino e cirílico)
- Abjads: sistemas de escrita com consoantes (ex. arábico e hebraico)
- Abugidas: sistemas de escrita com vogal inerente (ex. devanágari indiano e tailandês)
- Sistemas de Escrita Segmentais : Alfabetos (ex. grego, latino e cirílico)
- Sistemas de Escrita Trácicos (ex. hangul coreano)
- Sistemas de Escrita Mistos (ex. japonês)
- Classificação Gráfica de Sistemas de Escrita – Linearidade e Direcionalidade
- Sistemas de Escrita em Computadores (ex. Unicode)
- Referências