Nome oficial: República Socialista do Vietnã Cộng hòa Xã hội chủ nghĩa Việt Nam (vietnamita) Capital: Hanói Localização: Sudeste Asiático Data de adoção: 30 de novembro de 1955 Proporção: 2:3 |
História e Significado
A Bandeira do Vietnã foi vista pela primeira vez hasteada no sul do Vietnã, em 1940. Devido a um fracasso no hasteamento, o criador da bandeira, Nguyễn Hữu Tiế, um revolucionário contra a colonização francesa, foi preso e cortaram suas mãos, que haviam desenhado a bandeira.
A bandeira foi usada pelo Viet Minh, uma organização liderada por comunistas criada em 1941 para se opor à ocupação japonesa. No final da Segunda Guerra Mundial, o líder da organização, Ho Chi Minh, proclamou o Vietnã independente e assinou um decreto em 1945 adotando a bandeira como a bandeira do Vietnã do Norte. A bandeira foi modificada em 1955 para fazer as bordas da estrela mais afiadas.
Até o final da Guerra do Vietnã em 1975, o Vietnã do Sul usou uma bandeira amarela com três listras vermelhas. A bandeira vermelha do Vietnã do Norte foi mais tarde adotada como bandeira do Vietnã unificado em 1976.
O nome da bandeira é “A Bandeira vermelha com estrela brilhante amarela”.
Vermelho simboliza os objetivos da revolução social por trás da revolta vietnamita nacional. A estrela, símbolo do socialismo, representa as cinco classes principais na sociedade vietnamita – intelectuais, fazendeiros, trabalhadores, homens de negócios e pessoal militar. O fundo foi inspirado na bandeira vermelha usada pelo movimento comunista internacional.