Nome oficial: Estados Unidos Mexicanos Capital: Cidade do México Localização: América do Norte Data de adoção: 16 de setembro 1968 Proporção: 4:7 |
A Bandeira do México é o maior símbolo de representação dos mexicanos no mundo. É uma tricolor vertical com as cores verde, branco e vermelho e o brasão nacional do México presente no centro da faixa central.
O significado das cores mudou com o tempo, mas apesar disso, elas são as mesmas três cores adotadas pelo México logo após a conquista da independência.
As cores procedem do estandarte do Exército das Três Garantias (1821-1823), responsável pela independência do país. Em sua origem, elas têm os seguintes significados:
- Verde: Independência (da Espanha)
- Branco: Religião (catolicismo)
- Vermelho: União (entre europeus e americanos)
Mais tarde, os significados das cores foram modificados após a secularização do país, passando a ser os seguintes, os quais são atribuídos à bandeira até os dias atuais:
- Verde: Esperança
- Branco: Unidade
- Vermelho: Sangue dos heróis nacionais
O brasão de armas apresenta uma águia segurando uma serpente entre as suas garras. Esta encontra-se pousada num cacto que está em uma rocha que se ergue no meio de um lago. O desenho é inspirado na lenda sobre a fundação Tenochtitlan, a capital asteca que mais tarde se tornou a Cidade do México.
A Bandeira do México é semelhante à da Itália. Você pode ver uma animação comparando as duas na página sobre a Bandeira da Itália.