Nome oficial: República do Equador República del Ecuador (espanhol) Capital: Quito Localização: América do Sul Data de adoção: 26 de Setembro de 1860 Proporção: 2:1 |
BANDEIRA
As cores da Bandeira do Equador têm os seguintes significados:
- Amarelo: representa o ouro, a riqueza abundante da agricultura e os grandes recursos que o país possui.
- Azul: representa o oceano, o claro e limpo céu equatoriano.
- Vermelho: representa o sangue derramado pelos heróis pela pátria e liberdade.
Esta bandeira provém da Bandeira da Grã-Colômbia, país que compreendia os territórios do que hoje são Equador, Colômbia e Venezuela.
Por sua origem comum, a bandeira equatoriana é similar às da Colômbia e Venezuela, que também são antigos territórios que constituíam a Grã-Colômbia.
BRASÃO
No interior do Brasão do Equador aparece o sol, junto aos signos de Áries, Touro, Gêmeos e Câncer. Este símbolos correspondem aos meses históricos de março, abril, maio e junho, nesta ordem, tempo que durou a luta entre os revolucionários contra o governo do general Juan José Flores.
Contornando o horizonte na imagem, aparece o Monte Chimborazo, uma das montanhas mais altas dos Andes. Das neves do Chimborazo nasce o Rio Guayas, que desce para as terras férteis da costa, e simboliza a irmandade de todos os equatorianos. Um barco a vapor atravessa a parte larga do rio. É uma alusão ao primeiro barco a vapor construido na costa do Pacífico, em Guayaquil, em 1841, e tem no mastro um caduceu símbolo da navegação e do comércio.
Quatro bandeiras nacionais rodeiam o brasão, duas delas com a lanças, principal arma utilizada nas lutas pela independência e duas com a alabarda, simbolizando a custódia do poder constituido. Os dois ramos, o de palma simboliza o martírio dos que trouxeram a liberdade e a outra de louro, que simboliza o triunfo e a glória. O condor, em cima do escudo, estende as suas asas para simbolizar o poder, a grandeza e a força do Equador.