Nome oficial: República de Cuba (o mesmo em espanhol) Capital: Havana Localização: Mar do Caribe, América Central Data de adoção: 20 de maio de 1902 Proporção: 1:2 |
A Bandeira de Cuba é um dos símbolos oficiais do país. Foi adotada em 1902 como bandeira da Cuba independente.
A bandeira da estrela solitária está desenhada da seguinte maneira: As três listras azuis representam os três departamentos militares nos quais a colônia de Cuba esteve politicamente dividida. As duas listras brancas representam a pureza de todos os patriotas cubanos. O triângulo equilátero vermelho na esquerda representa o sangue derramado pelo Ces patriotas durante as guerras de independência. Os patriotas, López e Turbe Tolón, não tardaram em aceitar o triângulo que é símbolo da Providência”. Além disso, para a maçonaria, o triângulo vermelho também “simboliza a grandeza do poder que ajuda o Grande Arquiteto do Universo e cujos lados iguais aludem à divisa maçônica de liberdade, igualdade, fraternidade e a divisão tripartida do poder democrático”.
A estrela republicana branca no dentro do triângulo vermelho também representa a união do povo cubano em um único resplendor.