Nome oficial: República Francesa République française (em francês) Capital: Paris Localização: Europa Data de adoção: 15 de fevereiro de 1794 |
A Bandeira da França data da Revolução Francesa e possui três faixas verticais de igual tamanho nas cores azul e vermelha nos extremos, e branca na faixa central.
Significado das Cores da Bandeira
Todos os cidadãos armados deviam usar por distintivo as cores da cidade de Paris que eram o vermelho e o azul. Assim foi feito até que o povo toma o poder da Bastilha e concorda em unir estas cores, distintivas dos patriotas, ao branco, que era a cor da Casa Real ainda reinante, em sinal de união entre o povo e o monarca.
Pode-se dizer que as cores da bandeira da França são basicamente aquelas de Paris, as mesmas usadas no dia da queda da Bastilha, juntamente com o branco real. Acredita-se que o Marquês de Lafayette tenha sido o responsável por inventar o laço vermelho, branco e azul que logo se tornou compulsório para os Revolucionários em 1789.
A bandeira foi criada em 1790, mas com as cores posicionadas ao inverso do que são hoje. O posicionamento foi revisto e alterado em 1794 para o formato atual.
Mais tarde, com a derrota de Napoleão I em Waterloo, voltou-se a usar a bandeira branca da dinastia Bourbon, mas a tricolor foi trazida de volta com a Revolução de 1830, novamente por Lafayette, e tem sido usada desde então pelos governos que se sucederam.
As cores da bandeira francesa combinam, portanto, diferentes símbolos:
– Azul é a cor de Saint Martin, um rico oficial galo-romano que rasgou seu manto azul com sua espada para dar metade dele a um pobre que mendigava na neve. Este é o símbolo do cuidado e do dever que os ricos tinham de ajudar os pobres.
– Branca é a cor da Virgem Maria, a quem o Reino da França foi consagrado no século 17 por Luís XIII. Também é a cor de Joana d’Arc sobre cuja bandeira os ingleses foram finalmente expulsos da França no século 15. Ela tornou-se, portanto, a cor da realeza. Os barcos do rei levavam no mar bandeiras totalmente brancas.
– Vermelha é a cor de Saint Denis, santo padroeiro de Paris. A bandeira de guerra dos reis era o vermelho de Saint Denis.
Apesar de diferentes significados serem atribuídos às cores, é fato que o vermelho e azul de Paris eram as cores do brasão de armas e naturalmente as usadas pela milícia.
A maioria das bandeiras francesas, pelo menos quando começaram a ser usadas, tinham uma tonalidade de azul bem escura. No dicionário enciclopédico Petit Larousse Illustré consta a seguinte entrada:
Bleu roi : bleu soutenu (celui du drapeau francais) | Azul real – ou royal: azul forte (o azul da bandeira francesa).
A atual Constituição da República Francesa, adotada em 1958 diz: L’emblème national est le drapeau tricolore, bleu, blanc, rouge (O emblema nacional é a bandeira tricolor, azul, branca e vermelha).
muito bom