Nome oficial: Republica da Eslovênia Republika Slovenija (em esloveno) Capital: Liubliana Localização: Centro-Sul da Europa Data de adoção: 27 de junho de 1991 Proporção: 1:2 |
As cores da Bandeira da Eslovênia são consideradas pan-eslavas, mas na realidade elas vêm de um brasão de armas medieval. A tricolor eslovena foi levantada pela primeira vez na história durante a revolução de 1848, em Liubliana, em resposta a uma bandeira alemã que foi levantada no alto do Castelo de Liubliana.
O brasão de armas é um escudo com a imagem em branco do Monte Triglav, pico mais alto da Eslovênia. Abaixo dele estão duas linhas onduladas, na cor azul, representando o mar Adriático e os rios locais. Acima dela há três estrelas de seis pontas douradas, que foram adaptadas do símbolo da casa dinástica eslovena presente no início do século 15.
A bandeira continuou associada à Eslovênia durante a incorporação do país à Iugoslávia (Bandeiras da ex-Iugoslávia) e foi adotada oficialmente em 1991, com a independência do país.
Em 2003, uma campanha começou para alterar a bandeira parcialmente, a fim de reforçar o reconhecimento internacional da Eslovênia, e, especialmente, para diferenciá-la das da Rússia e Eslováquia, mas a opinião pública é contra mudar a bandeira no momento.