Nome oficial: República da Costa Rica República de Costa Rica (espanhol) Capital: San José Localização: América Central Data de adoção: 27 de novembro de 1906 Proporção: 3:5 |
A Bandeira da Costa Rica foi criada em 1848 por Pacífica Fernández, esposa do então presidente José María Castro Madriz. Fernández foi inspirada pela Revolução Francesa, ocorrida no mesmo ano e adotou as cores da tricolor francesa. Pequenas modificações foram feitas até se chegar ao desenho atual.
A cor azul representa o céu, oportunidades, idealismo e perseverança. A cor branca representa a paz, sabedoria e felicidade. O vermelho representa o sangue derramado pelos mártires na defesa do país, assim como o calor das pessoas.
O brasão mostra o istmo entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe (o país situa-se em uma das zonas mais estreitas do subcontinente), com 3 vulcões. As 7 estrelas respresentam as 7 províncias da Costa Rica. O nome do país em espanhol é apresentado em um estandarte branco e uma referência à união da América Central pode ser reconhecida na parte de cima, no laço azul, onde está escrito “América Central”, lembrando as antigas Províncias Unidas da América Central.
A Bandeira da Costa Rica é mencionada no hino nacional do país:
Original em espanhol:
Noble patria tu hermosa bandera |
Tradução em português:
Nobre pátria, tua linda bandeira |
É a única entre as bandeiras da América Central a diferenciar-se das cores tradicionais da região.
A Bandeira da Tailândia é similar à da Costa Rica, com a inversão das listras azuis e vermelhas.
Veja as bandeiras de inspiração francesa