Nome oficial: República da Colômbia República de Colombia (espanhol) Capital: Bogotá Localização: América do Sul Data de adoção: 26 de Novembro de 1861 Proporção: 2:3 |
História e significado da bandeira
A Bandeira da Colômbia simboliza a Pátria, sua história e nacionalidade.
A bandeira tem sua origem na composição tricolor criada em 1801 pelo general venezuelano Francisco de Miranda, que descrevia em seu diário militar o uso das cores para representar as nações latinoamericanas que estavam em processo de independência na época.
Foi esta a bandeira levantada durante as campanhas de 1818 e 1819, durante a longa guerra pela independência da Colômbia do domínio espanhol, liderada principalmente pelo Libertador Simón Bolívar, e que mais tarde se converteu sucessivamente na bandeira dos Estados precedentes. Até se chegar à Colômbia atual, suas cores permaneceram intactas.
De acordo com a interpretação moderna das cores, as cores têm os seguintes significados:
- O amarelo ocupa a metade da parte superior do tamanho total e representa a riqueza do solo, assim como o sol, fonte de luz, e a soberania, a harmonia e a justiça.
- O azul, localiza-se no centro e simboliza o céu que cobre a Pátria, os rios e os dois oceanos que banham o território colombiano.
- O vermelho, situado na parte inferior, representa o sangue derramado pelos heróis nos campos de batalha pela pátria e pela liberdade, e também amor, poder, força e progresso.
Continue a ler sobre bandeiras da América do Sul.