Nome oficial: Reino da Arábia Saudita المملكة العربية السعودية (Al-Mamlaka al-`Arabiyya as-Sa`ūdiyya) (árabe) Capital: Riade Localização: Ásia (Oriente Médio) Data de adoção: 15 de março de 1973 Proporção: 2:3 |
Significados
A Bandeira da Arábia Saudita é dos símbolos oficiais do país.
– O símbolo da espada é uma homenagem a Ibn Saud, o primeiro rei do país, que conquistou o trono em 1912, Ibn Saud incorporou a espada a este design, e foi esta a bandeira adotada depois da criação do Reino da Arábia Saudita em 1932 (o desenho foi padronizado a partir de 15 de março de 1973).
– A cor verde é uma cor tradicionalmente islâmica. A cor desta e de outras bandeiras islâmicas é uma referência ao Profeta Maomé, que costumava vestir uma túnica verde.
– O texto em branco na bandeira é o da shahada, a declaração de fé islâmica, que significa:
لا إله إلا الله محمد رسول الله
lā ʾilāha ʾillā-llāh, muhammadun rasūlu-llāh
“Não há deus senão Alá, e Maomé é o seu mensageiro”
Curiosidades
A Shahada é considerada algo muito sagrado, e como tal a bandeira não deve ser utilizada em camisas ou quaisquer outros objetos. Além disso, uma vez que a bandeira contém a “Palavra de Deus”, nunca é descida a meia haste como sinal de luto.
A Arábia Saudita protestou contra a inclusão da sua bandeira em uma bola de futebol que a FIFA se preparava para lançar, e que incluía todas as bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo de Futebol de 2002. Os responsáveis sauditas disseram que chutar o credo era completamente inaceitável.