Nome oficial: Escócia Scotland (inglês) Alba (gaélico escocês) Capital: Edimburgo Localização: Europa (ilha da Grã-Bretanha) Data de adoção: século 8 Proporção: não é fixa |
A Bandeira da Escócia é uma das bandeiras mais antigas do mundo e remonta ao século 8. Uma tradição conta que em uma batalha, os escoceses foram cercados pelos anglo-saxões e seu líder orou por livramento. Durante a noite, o apóstolo André (que foi crucificado em uma cruz diagonal) apareceu e assegurou que os escoceses iriam ganhar. Ao amanhecer, as nuvens tomaram no céu azul, a forma de uma cruz. Os escoceses foram incentivados, enquanto os anglo-saxões apavorados foram derrotados. Desde então, a Cruz de Santo André é a Bandeira da Escócia.
Incorporação à bandeira britânica
A Cruz de Santo André, representando a Escócia, é uma das bandeiras que compõem a bandeira do Reino Unido, juntamente com a Bandeira da Inglaterra (cruz de São Jorge) e a cruz de São Patrício, que representa a Irlanda. Conheça mais sobre a formação da bandeira britânica em: Bandeira do Reino Unido.