Nome oficial: República Islâmica do Irã جمهوری اسلامی ایران Jomhuri-ye Eslami-ye Iran em persa Capital: Teerã Localização: Oriente Médio – Ásia Data de adoção: 29 de julho de 1980 Proporção: 4:7 |
As cores verde, branco e vermelho têm sido utilizadas desde o século XVIII pelo governantes iranianos ou persas, mas somente em 1906 foi confeccionada a primeira bandeira nacional com três listras. A adoção da bandeira atual é reflexo das mudanças ocorridas com a Revolução Iraniana de 1980.
O emblema vermelho no centro da Bandeira do Irã é uma composição estilizada de vários elementos islâmicos. Sua forma de tulipa como um todo lembra aqueles que morreram pelo Irã e simboliza os valores de patriotismo e autossacrifício, referindo-se à lenda em que tulipas vermelhas crescem do sangue derramado pelos mártires.
Escrito em branco e repetido onze vezes nas bordas internas das faixas verde e vermelha está a frase Allahu Akbar (“Deus é grande”) e simboliza os chamados da transmissão nacional de rádio que marcaram o início não oficial da República Islâmica dias antes do seu estabelecimento definitivo.
CORES: Na cultura iraniana, o verde simboliza crescimento, felicidade, união, natureza, vitalidade e a língua persa. O branco, como em outras culturas, remete à paz e no Irã simboliza ainda castidade, igualdade, liberdade, honestidade e poder. O vermelho é a cor do martírio e também simboliza coragem, fogo, vida, amor, calidez e sofisticação.
Em 2007, uma ordem presidencial estabeleceu que a bandeira não deveria ser colocada a meio-pau em sinal de luto, porque poderia supor uma ofensa ao conter o nome de Alá.
mostrou outras bandeiras e não só a que eu queria. eu aprendi várias coisas.
QUEM COLOCAR MAIS COISA EU VOU GOSTAR!
esta página me ajudou muito no meu trabalho de educação física.
assim, eu procurava saber como fazê-la, mas obg.