Sistemas de Escrita em Computadores

Detalhe de teclado inglês-russo-árabe. Grande parte dos teclados de computador árabes contêm os caracteres latinos, necessários para endereços de sites e e-mails.

Em computadores e telecomunicações os símbolos necessários para o processamento de texto são representados por caracteres que normalmente se manifestam de forma codificada. Existem vários padrões de codificação para diferentes caracteres e tecnologias, como a ISO/IEC 8859-1 (um repertório de caracteres e esquema de codificação orientados para o alfabeto latino), CJK (Chinês, Japonês, Coreano) e texto bi-direcional.

Hoje, muitas dessas normas foram redefinidas em um padrão coletivo, a ISO/IEC 10646 (Conjunto Universal de Caracteres ou UCS da sigla em inglês) e o estreitamente relacionado Padrão Unicode. Ambos são geralmente compreendidos pelo termo Unicode. Nesse padrão, a cada caractere dos sistemas de escrita de todas as línguas, é dado um código de identificação único – e não um símbolo. Sistemas operacionais de computador usam os códigos para procurar caracteres no arquivo de fontes, para que estes possam ser exibidos na tela.

O teclado é o dispositivo mais usado para escrever através do computador. Cada tecla é associada a um código padrão que o teclado envia ao computador quando ela é pressionada. Usando uma combinação de teclas alfabéticas com teclas modificadoras, como Ctrl, Alt, Shift e AltGr, códigos de caracteres diferentes são gerados e enviados para a CPU. O sistema operacional os recebe e converte os códigos para os caracteres apropriados com base no layout do teclado e método de entrada. Em seguida, os códigos e os caracteres convertidos são entregues ao aplicativo em execução, que por sua vez, procura o símbolo apropriado no arquivo de fontes e os manda de volta ao sistema operacional, solicitando que sejam desenhados na tela.

Continue a ler  sobre sistemas de escrita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *