Cidadania Italiana pelo Consulado de São Paulo

Se alguma pessoa da família teve:

Reconhecimento da cidadania no Brasil –> apresenta-se apenas os documentos que ainda não foram apresentados no Brasil.

Reconhecimento diretamente na Itália ou outro país –>  é necessário apresentar todos os documentos.

 

Veja o texto do site do consulado:

“Cidadania Italiana – Apresentação dos documentos para processos Iniciados em outro Estado Brasileiro, Itália ou outros Países.

– Caso alguém da família já tenha obtido o reconhecimento da cidadania neste ou em outro Consulado Italiano no Brasil não  é necessário apresentar todos os documentos acima indicados, apenas aqueles que ainda não foram apresentados e relativos ao próprio núcleo familiar (ex.: um primo já  obteve o reconhecimento; isso significa que os documentos do avô  já foram apresentados, então, a documentação a ser entregue será a partir da certidão de nascimento do pai ou da mãe do requerente). 
Nestes casos deve ser sempre indicado o Consulado onde foi reconhecida a cidadania, seu grau de parentesco com a pessoa que obteve o reconhecimento, o nome, data e local de nascimento do ascendente em comum. 

– Caso alguém da família tenha obtido o reconhecimento da cidadania diretamente na Itália ou em Consulados Italianos em outros países, será necessário apresentar a este Consulado toda a documentação original, conforme roteiro de cidadania(Site)”

Site Consulado Geral da Itália – SP   www.conssanpaolo.esteri.it

8 thoughts on “Cidadania Italiana pelo Consulado de São Paulo

  1. Entreguei minha documentação para reconhecimento da cidadania italiana em 26/10/11. Na ocasião foram solicitadas duas certidões de inteiro teor, a de nascimento de minha mae e de óbito de meu avô, as quais foram recebidas no Consulado em 14/11/11. Até agora nao recebei noticias alguma, alguem sabe quanto tempo leva para o final do processo?

    Obrigado

  2. Olá, já faz quase dez anos que pedi minha cidadania e me parece que a lista de espera nunca muda, toda a vez que olho os numeros são sempre os mesmos. Sabe me informar em que número está?

  3. Já consegui minha cidadania italiana e gostaria de saber se meu esposo tem direito a ela e quais documentos devo apresentar para requerê-la.
    Agradeço a atenção da resposta.
    ATS.
    Lina

  4. Ola, boa tarde, minha familia ja conseguiu DUPLA CIDADANIA INCLUSIVE O MEU PAI, GOSTARIA DE SABER QUAIS DOCUMENTOS QUE DEVO TER E AONDE POSSO LEVAR… GRATA, SO MAIS UMA PERGUNTA HA MUITA DEMORA NESSE CASO… OBRIGADO MAIS UMA VEZ

  5. Consegui a cidadania italiana pelo Consulado Italiano do Rio de Janeiro, mas o Passaporte venceu em 2007. Desejo saber se posso renová-lo nesse Consulado ou no Rio de Janeiro, pois moro atualmente em Presidente Prudente-SP e quais os documentos que devo apresentar. Obrigada, Serafina Pelosi Cardoso.

  6. Eu Walter Siciliano e meus filhos André Luiz Siciliano e Bruno Siciliano fizemos o pedido de cidadania a mais de 10 anos, tenho a seguinte informação ”código de núcleo familiar 381, numero identificativo 245992”
    Obs. o meu irmão Claudio Siciliano já obteve a cidadania Italiana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *