Bandeira do Senegal

Bandeira do Senegal
SENEGAL

 

Nome oficial: República do Senegal

République du Sénégal (francês)

Capital: Dakar

Localização: África Ocidental

Data de adoção: 20 de agosto de 1960

Proporção: 2:3

História e Significado


A Bandeira do Senegal possui muito simbolismo e muitas conotações:

Historicamente, as três cores representam os três partidos políticos que se fundiram para formar a União Progressista Senegalesa, partido que governou desde 1960, quando o país conseguiu sua independência da França até 2000. Foi inspirada no modelo tricolor francês.

Verde, amarelo e vermelho são também as cores do movimento Pan-Africano. Estas cores foram replicadas na Bandeira do Senegal como um sinal de unidade entre os países africanos.

De uma perspectiva nacional, o verde é altamente simbólico em todas as religiões primárias do país. No Islã, a religião de 94% por cento da população, o verde da faixa e da estrela representam a cor do Profeta Maomé. Os cristãos vêem a presença do verde como um presságio da esperança, e os animistas vêem o verde como representante da fecundidade.

Atletas com a Bandeira do Senegal Olimpíadas Rio
Membros da delegação do Senegal se apresentam na abertura das Olimpíadas do Rio, 2016.

Na interpretação do governo senegalês, “o amarelo é o símbolo da riqueza, representa o produto do trabalho para uma nação cuja principal prioridade é o progresso da economia, que permitirá o progresso da cultura, a segunda prioridade nacional”. Além disso, o amarelo é denotado como “a cor das artes, literatura e intelecto”, principalmente porque os professores de literatura no Senegal são conhecidos por usar blusas amarelas. Vermelho “recorda a cor do sangue, portanto a cor da vida de sacrifício aceita pela nação, e também da forte determinação de lutar contra o subdesenvolvimento”.

A estrela verde de cinco pontas simboliza a abertura para o mundo, a esperança com a independência do país e os cinco pilares do Islã para os muçulmanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *