apresentação da bandeira do Reino Unido

REINO UNIDO

Nome oficial: Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte (United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland)

Capital: Londres

Localização: Europa

Data de adoção: 1 de janeiro de 1801

Proporção: 1:2

 

Bandeira formada pela sobreposição das bandeiras que representam quatro países, cujos desenhos são o símbolo da cruz de três santos padroeiros:

  • Bandeira da Inglaterra – São Jorge (vermelha, no meio, com fundo branco)
  • Bandeira da Escócia – Santo André (branca, em formato de X, com fundo azul)
  • A cruz de São Patrício, que representa a Ilha da Irlanda (vermelha em formato de X, com fundo branco)

Formação da bandeira do Reino Unido

A bandeira do Reino Unido é formada pela sobreposição das bandeiras da Inglatera, Escócia e Irlanda do Norte.

A Irlanda do Norte não possui bandeira oficial. É utilizada em substituição a Bandeira do Reino Unido desde 1972. Para representar a nação em eventos esportivos é utilizado o Estandarte do Ulster.

O País de Gales, que também faz parte do Reino Unido, nunca foi representado nessa bandeira por ser considerado historicamente como uma região da Inglaterra, portanto também representado na bandeira da União pela bandeira inglesa. Os galeses, no entanto, possuem sua bandeira oficial cujo desenho apresenta um dragão vermelho sobre fundo horizontalmente dividido entre as cores branca (metade superior) e verde (inferior). Também têm sua própria cruz, a de São Davi (amarela, no meio, sobre fundo preto).

Comunidade Britânica


As bandeiras das antigas colônias britânicas ocasionalmente incorporavam nelas mesmas a bandeira do Reino Unido, o que pode ser visto nas bandeiras dos territórios ainda pertencentes ao país. 

Ao alcançar sua soberania, alguns países continuaram usando a bandeira do Reino Unido como parte de suas bandeiras nacionais. Todos são da Oceania: Austrália, Nova Zelândia, além de Fiji e Tuvalu.

A bandeira do estado do Havaí, Estados Unidos também leva a bandeira britânica na parte superior esquerda de sua bandeira, desde a época em que a região foi ocupada pelos britânicos. 

Também aparece nas bandeiras dos estados australianos de Nova Gales do Sul, Queensland, Austrália Meridional, Austrália Ocidental, Victoria e Tasmânia; e nas bandeiras dos estados canadenses da Colúmbia Britânica, Ontário e Manitoba.