Bandeira do Irã

Imagem da Bandeira do Irã
IRÃ

Nome oficial: República Islâmica do Irã

جمهوری اسلامی ایران

Jomhuri-ye Eslami-ye Iran em persa

Capital: Teerã

Localização: Oriente Médio – Ásia

Data de adoção: 29 de julho de 1980

Proporção: 4:7

As cores verde, branco e vermelho têm sido utilizadas desde o século XVIII pelo governantes iranianos ou persas, mas somente em 1906 foi confeccionada a primeira bandeira nacional com três listras. A adoção da bandeira atual é reflexo das mudanças ocorridas com a Revolução Iraniana de 1980.

O emblema vermelho no centro da Bandeira do Irã é uma composição estilizada de vários elementos islâmicos. Sua forma de tulipa como um todo lembra aqueles que morreram pelo Irã e simboliza os valores de patriotismo e autossacrifício, referindo-se à lenda em que tulipas vermelhas crescem do sangue derramado pelos mártires.

Escrito em branco e repetido onze vezes nas bordas internas das faixas verde e vermelha está a frase Allahu Akbar (“Deus é grande”) e simboliza os chamados da transmissão nacional de rádio que marcaram o início não oficial da República Islâmica dias antes do seu estabelecimento definitivo.

CORES: Na cultura iraniana, o verde simboliza crescimento, felicidade, união, natureza, vitalidade e a língua persa. O branco, como em outras culturas, remete à paz e no Irã simboliza ainda castidade, igualdade, liberdade, honestidade e poder. O vermelho é a cor do martírio e também simboliza coragem, fogo, vida, amor, calidez e sofisticação.

Em 2007, uma ordem presidencial estabeleceu que a bandeira não deveria ser colocada a meio-pau em sinal de luto, porque poderia supor uma ofensa ao conter o nome de Alá.


 

3 thoughts on “Bandeira do Irã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *