Bandeira de Montenegro

Bandeira de Montenegro
MONTENEGRO

Nome oficial: Montenegro

Crna Gora (montenegrino)
Црна Гора (no alfabeto cirílico)

Capital: Podgorica

Localização: Sudeste da Europa

Data de adoção: 12 de julho de 2004

Proporção: 1:2

Bandeira de Montenegro em celebração da independência
Vestindo trajes tradicionais, montenegrinos celebram o dia da independência de Montenegro levantando a bandeira do país.

Na Bandeira de Montenegro foram reintroduzidos alguns símbolos nacionais da época da monarquia. Destaca-se a cor vermelha na maior parte, suas bordas são douradas e no centro aparece o brasão de armas do país: uma águia de ouro de duas cabeças (de origem bizantina) com um cetro de ouro na garra direita e uma esfera azul com uma cruz de ouro na garra esquerda. A águia carrega no peito um escudo azul com um leão de ouro sobre um gramado verde e uma coroa aparece por cima de suas cabeças. O escudo azul é semelhante ao da antiga dinastia montenegrina Petrović.

O governo de Montenegro afirma que a bandeira é a versão histórica correta. Porém, o fato de as bandeiras históricas raramente terem sido padronizadas torna a afirmação incerta, já que cada modelo anterior tinha um tipo único.

A bandeira foi adotada oficialmente em 2006, quando a população de Montenegro decidiu em um referendo separar-se da Sérvia e criar um Estado independente.

Bandeira da IugosláviaContinue a ver as bandeiras da ex-Iugoslávia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *