Bandeira da Sérvia

Bandeira da Sérvia
SÉRVIA

Nome oficial: República da Sérvia

Republika Srbija (sérvio)

Република Србија (no alfabeto cirílico)

Capital: Belgrado

Localização: Sudeste da Europa

Data de adoção: 11 de novembro de 2010

Proporção: 2:3

História

A Bandeira da Sérvia apresenta as cores pan-eslavas: azul, branco e vermelho e seria uma Bandeira da Rússia invertida.

Na Sérvia existem diversas histórias populares que procuram explicar o motivo. Uma delas conta que antes do Primeiro Levante Sérvio contra os turcos, uma delegação da Sérvia foi à Rússia em busca de ajuda. Após a chegada, foram a uma comemoração. Ao serem questionados por que não participavam do desfile, eles apressadamente usaram uma bandeira da Rússia invertida.

Outra história conta que a ajuda à Sérvia foi concedida e a delegação decidiu mostrar seu reconhecimento usando a bandeira russa como o símbolo militar do país nas batalhas, mas a delegação esqueceu como as cores estavam ordenadas. Outra versão diz que a aprovação não foi concedida e os sérvios usaram a bandeira russa invertida para irritar os russos.

A mesma tricolor com algumas variações tem sido usada desde o século 19 como bandeira de Estado da Sérvia e da nação sérvia.

Brasão da SérviaBrasão

O brasão do país foi o do Reino da Sérvia criado em 1882 (a bandeira usa uma versão reduzida do brasão). Nele figuram, em um campo vermelho, uma águia de duas cabeças de prata com bico e garras de ouro, acompanhada de duas flores-de-lis, também de ouro. A águia leva no seu peito outro brasão, com uma cruz de prata grega e as quatro letras iniciais do lema: “Само слога Србина спашава” (somente a união salva a Sérvia), escrito no alfabeto cirílico. Apesar de não ter retornado à monarquia, o brasão da República da Sérvia manteve os mesmos elementos.

Após o fim da Iugoslávia, em 1992, a Sérvia inicialmente usou a bandeira com três faixas nas mesmas cores, sem a estrela símbolo do socialismo nem o brasão. Em 2004, incluiu o brasão, e, em 2010, ele foi reestilizado para a apresentação atual (figura ao lado).  

Bandeira da IugosláviaContinue a ver as bandeiras da ex-Iugoslávia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *