Bandeira Italiana

ITÁLIA

Nome oficial: República Italiana (Repubblica Italiana)

Capital: Roma

Localização: Europa

Data de adoção: A sua forma atual é usada desde 19 junho de 1946 e foi formalmente adotada em 01 de janeiro de 1948.

Desenho


A bandeira da Itália (Bandiera d’Italia, muitas vezes referida na Itália como Il Tricolore) é dividida em três faixas iguais e verticais, nas cores verde, brancavermelha.

Dimensões


Proporção: 2:3

Artigo 12 da Constituição Italiana: “A bandeira da República é a tricolor italiana: verde, branca e vermelha, em três faixas verticais com a mesma dimensão.”

Significado


As pessoas atribuem valores particulares às cores e uma interpretação comum é a de que o verde representa as planícies e montanhas do país, o branco, os Alpes cobertos de neve, e o vermelho, o sangue derramado nas guerras pela independência.

Uma interpretação mais religiosa diz que o verde representa a esperança, o branco, a fé, e o vermelho a caridade, com referência às três virtudes teológicas.

Comune Reggio Emiglia

"Sala del Tricolore", na comuna de Reggio Emilia. Aqui nasceu a bandeira italiana. Foto: Sailko

Proposto pelo deputado Giuseppe Compagnoni, a primeira entidade a utilizar o tricolor italiano foi a República Cispadana, no norte da Itália atual, fundada em 1797 com o apoio do exército francês de Napoleão Bonaparte. Durante o período das invasões napoleônicas, muitas pequenas repúblicas  sucederam os antigos estados absolutos e quase todas, com variantes de cor, usaram bandeiras caracterizadas por três faixas de igual tamanho, claramente inspiradas no modelo francês de 1790.

As cores verde, vermelha e branca eram já profundamente enraizadas no patrimônio coletivo da região: branco e vermelho, aparecem no antigo brasão de armas de Milão (cruz vermelha sobre fundo branco), enquanto que o verde era, a cor do uniforme da guarda cívica milanesa. As mesmas cores foram adotadas nos estandartes da Legião Italiana, que reunia soldados da região, e provavelmente esse foi o motivo que levou a República Cispadana a confirmá-las na sua bandeira.

Essas continuaram sendo cores características de união na Península Itálica. Entre 1848 e 1856, uma série de acontecimentos levou à independência e unificação da Itália e o tricolor se tornou o símbolo que une todos os esforços do povo italiano pela liberdade e independência. Em 1861 foi proclamado o Reino da Itália. Somente em 1925 definiram-se, por lei, os modelos da bandeira nacional. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1946, um referendo estabeleceu o abandono da monarquia como uma forma de governo e a adoção de uma república parlamentar. No ano seguinte a forma atual da bandeira é confirmada pela Assembléia Constituinte.

Curiosidades


Recentemente o Governo Italiano codificou as cores da bandeira em Pantone. Estas cores foram determinadas por uma comissão do Instituto Poligráfico do Estado que fez uma média das cores das bandeiras do Quirinale (o palácio do Presidente da República), do Senado, da Câmara dos Deputados, da Presidência do Conselho e do Ministério da Defesa.

compara bandeiras mexico e italia

Proporções das bandeiras italiana e mexicana

Dadas as semelhanças superficiais entre as duas bandeiras, é comum enganar-se e usar a bandeira italiana como a base para a construção da bandeira mexicana. Isso acontece por acreditar-se que a única diferença entre as duas bandeiras seria o brasão do México.

A bandeira do México tem tons mais escuros de verde e vermelho. Além disso, a relação das dimensões de cada bandeira dá a cada uma um visual único. A proporção  da bandeira da Itália é 2:3, enquanto que a do México é 4:7, resultando em uma forma mais alongada.

Na época de adoção da bandeira italiana, a bandeira mexicana naval era um tricolor simples e, por esta razão, a pedido das autoridades navais internacionais, a Itália não pôde usar a mesma bandeira para seus barcos como desejava. A bandeira da marinha possui em seu centro uma insígnia representando as antigas Repúblicas Marítimas (Veneza, Pisa, Gênova e Amalfi).

Devido à sua provável derivação da bandeira francesa, a bandeira da Itália é semelhante a muitas bandeiras de origens semelhantes. A tricolor italiana é particularmente próxima à bandeira da Irlanda, que é verde, branca e laranja (um tom muito parecido com o vermelho usado na bandeira da Itália), mas com diferentes proporções (1:2 contra 2:3) e a bandeira da Costa do Marfim, em que as cores laranja, branca e verde são invertidas, enquanto as proporções são as mesmas. Também pode haver confusão (principalmente quando exibida na vertical) com a bandeira da Hungria, que tem as mesmas cores na horizontal, embora com uma proporção de 1:2 e apresentando um vermelho mais escuro.

Referências

  • Wikipedia – Bandiera d’Italia
  • I Simboli della Repubblica – Il Tricolore
  • Governo Italiano – Dipartimento del Cerimoniale di Stato
  • senato.it – La Costituzione
  • Corriere della Sera – Tutte le strade della bandiera
  • Disposizioni Generali in Materia di Cerimoniale e Disciplina Delle Precedenze tra le Cariche Pubbliche (Normativa – Giugno 2008)