Bandeira da Alemanha

 

Bandeira da Alemanha oficial
ALEMANHA

Nome oficial: República Federal da Alemanha (Bundesrepublik Deutschland em alemão)

Capital: Berlim

Localização: Europa Central

Data de adoção: 23 de maio de 1949

Significado da bandeira e das cores


A teoria mais provável é a de que a Bandeira da Alemanha teria sido inspirada nos uniformes dos Freikorps, tropas voluntárias que lutaram para libertar a Alemanha do domínio do estadista francês Napoleão Bonaparte. Os soldados usavam jaquetas pretas, com botões cor de ouro e as barras eram enfeitadas com tecido vermelho.

As cores da bandeira da atual Alemanha estão relacionadas com a democracia republicana após a Segunda Guerra Mundial, representando a unidade e liberdade alemã: não somente a liberdade da Alemanha, mas também a liberdade pessoal do povo alemão.

A Bandeira da Alemanha apresenta três bandas horizontais iguais que mostram as cores nacionais da Alemanha: preto, vermelho e dourado. A bandeira oficial da Alemanha foi adotada em 1949 após a queda do regime nazista.

Bandeira Federal da Alemanha
BANDEIRA FEDERAL DA ALEMANHA usada por autoridades federais

Bandeira Federal


A diferença entre a bandeira civil e a bandeira federal (Bundesdienstflagge em alemão) é que a bandeira federal leva ao centro um falcão negro num fundo dourado e é usada somente por autoridades federais.

 

 

 

Bandeira da Alemanha Nazista
BANDEIRA NAZISTA

Bandeira da Alemanha Nazista 1933-1945


A Bandeira da Alemanha Nazista foi inicialmente utilizada pelo Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores após a eleição de Adolf Hitler como chanceler em 1933.

A bandeira foi projetada pelo próprio Hitler. Em seu livro, Mein Kampf, ele diz “Eu mesmo, após inúmeras tentativas, encontrei um desenho final, uma bandeira com um fundo vermelho, um círculo branco e uma suástica preta no meio.”

A propaganda nazista esclareceu os símbolos da bandeira: o vermelho representa o social, o branco o pensamento nacional do movimento e a suástica a vitória dos povos arianos sobre o judaísmo.


1 thought on “Bandeira da Alemanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *