Bandeira do Paraguai

bandeira paraguaia
PARAGUAI – frente

bandeira paraguaia verso
PARAGUAI – verso
Nome oficial:

República do Paraguai (português)

República del Paraguay (espanhol)

Tetã Paraguái (guarani)

Capital: Assunção

Localização: América do Sul

Data de adoção: 25 de novembro de 1842

Dia da bandeira: 14 de agosto

Significado


Segundo relatos da época de criação, as cores da Bandeira do Paraguai eram semelhantes às cores dos uniformes dos soldados paraguaios que ajudaram na defesa do Rio da Prata contra as invasões inglesas em 1806. Livros paraguaios apontam a origem oficial em um ramo de flores com o qual Juana María de Lara, colaboradora dos revolucionários,  teria presenteado os heróis da independência do Paraguai.

O simbolismo das cores é muito rico. A escolha teve influência da bandeira tricolor francesa. O vermelho representa patriotismo, coragem, heroísmo, igualdade e justiça; o branco pureza, firmeza, união e paz; e o azul tranqüilidade, amor, conhecimento, verdade e liberdade.

Estrela de Maio é uma lembrança à data de independência do país – 14 de maio de 1811 – ligada à Revolução de Maio que marcou início do processo de independência da Espanha de diversos países da América do Sul.

símbolo do leão guardando o barrete da liberdade representa a defesa da liberdade nacional.

 

Curiosidades 


•No Paraguai pré-colombiano, os indígenas usavam diversos elementos para identificar-se entre si, e diferenciar uma tribo de outras, tais como penachos de plumas, chifres de cervo, certos rituais, dentes de feras, peles de animais selvagens, que poderiam ser qualificados como bandeiras no significado que damos hoje a elas.

•A bandeira paraguaia é atualmente uma das três únicas bandeiras nacionais do mundo (junto com a bandeira da Moldávia e da Arábia Saudita) que não tem os dois lados iguais.

•Seu formato e suas cores lembram a Bandeira da Holanda.

•A bandeira do Paraguai também está relacionada às bandeiras de ArgentinaUruguai, pois seus territórios faziam parte do Vice-Reino do Rio da Prata e se tornaram independentes em época e condições semelhantes.

Tanto suas proporções, como o emblema foram variando ao longo do tempo. O artigo 139 da Constituição Nacional vigente, sancionada em 1992, confirmou a bandeira aprovada pelo Congresso Extraordinário de 25 de novembro de 1842, como definitiva.

 

Desenho e Dimensões 


 A bandeira nacional paraguaia apresenta três listras horizontais com a mesma largura, nas cores vermelha, branca e azul. A listra do alto é vermelha, a do meio é branca e a da parte de baixo é azul. Na frente e no centro, a bandeira apresenta um escudo redondo contendo um aro vermelho onde está escrito “República del Paraguay“. Contidos no aro, há dois ramos verdes – um de palmeira e um oliveira – que se curvam em forma de coroa, ao redor de um círculo azul que contém uma estrela amarela. No verso o escudo é outro,  com a imagem de um leão amarelo acompanhado de um barrete da liberdade vermelho e a inscrição “Paz y Justicia” (paz e justiça).

Não há dimensões exatas definidas, mas um projeito de lei de 27 de abril de 2011 – ano do bicentenario da independência do Paraguai – procura establecer as características da seguinte maneira:

Características propostas para a Bandeira do Paraguai a serem estabelecidas por lei

 

Referências


4 thoughts on “Bandeira do Paraguai

  1. fofos, mas difícil. que pena que eu não sei desenhar direito. aff! que pena né? um dia eu aprendo fazer direito se Deus quiser beijokass
    :-*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *